Valdeci diz que país dá passo para criar vacina contra o golpismo

Valdeci diz que país dá passo para criar vacina contra o golpismo

Foto: Beto Albert (Diário)

Após a entrevista de Van Hattem, o F5 ouviu o deputado estadual do PT Valdeci Oliveira, para saber a opinião dele sobre os mesmos temas. O petista apoiou a condenação e prisão de Jair Bolsonaro, declarou-se totalmente contrário à anistia de todos que participaram da trama golpista e dos protestos de 8 de janeiro e disse que o Brasil deu um passo concreto para criar uma vacina contra o golpista. Quanto às críticas de bolsonaristas de que o STF está cometendo excessos, pelo fato de Alexandre de Moraes ser vítima, acusador e julgador ao mesmo tempo, Valdeci não concorda com essa opinião e defendeu o STF. Confira abaixo alguns trechos da entrevista:


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Prisão de Bolsonaro

“Não tem como nós não considerarmos que esse dia foi um dia histórico no ponto de vista para a democracia brasileira, porque pela primeira vez, na verdade, nós estamos vendo aí militares que são presos após condenação definitiva e todos eles sendo presos exatamente porque tramaram o golpe de Estado. Eu não tenho dúvida nenhuma de que nós precisamos reafirmar cada vez mais a democracia, precisamos cada vez mais dizer que golpe nunca mais, ditadura nunca mais. Esta foi uma questão fundamental, porque esta condenação dos envolvidos na trama golpista, no meu ponto de vista, o Brasil dá um passo concreto e decisivo para criar uma vacina contra o golpismo. O golpismo não pode ser solução para nada. A solução é a democracia. A condenação do ex-presidente Bolsonaro, dos generais, acontece após um amplo processo judicial que respeitou todos os ritos, foi garantido amplo direito à defesa e teve trânsito em julgado nesse momento. Para mim, golpista bom é golpista processado, julgado condenado e encarcerado.”


Contra críticas ao STF

“Se tivesse que fazer uma crítica, é a crítica da forma que o Bolsonaro e os seus seguidores fizeram de atentado contra a democracia, ou seja, nós não temos dúvida nenhuma de que todo o vandalismo que foi feito em Brasília tinha um único objetivo, que era exatamente criar um cenário de tensão absoluta, tomar o poder pela força, isso sim tem que ser criticado. Acho que todas as questões colocadas, aliás, o próprio ministro Alexandre Moraes foi indicado lá atrás, inclusive, pelo governo Temer, ou seja, não tem nenhuma ligação direta que possa ser uma das acusações em relação ao atual governo. Então, eu creio que é um processo democrático.”


Contra a anistia

“Numa situação do que aconteceu no 8 de janeiro, com a repercussão mundial que deu, e de toda a articulação montada por aqueles que guiaram as pessoas para ir para lá, não tem como pensar em anistia. A anistia por um processo de tentativa de golpe de Estado, de depredação total do patrimônio público, sinceramente, é brincar com a inteligência do povo brasileiro. A anistia jamais. Não dá para querer comparar um cenário lá dos anos 1970, de 1979, dentro do processo de ditadura militar, de tudo que aconteceu processo de ataque que foi agora articulado, muito bem articulado na minha avaliação.”

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura lançará Consultório de Rua para pessoas que vivem pelas calçadas de Santa Maria Anterior

Prefeitura lançará Consultório de Rua para pessoas que vivem pelas calçadas de Santa Maria

Van Hattem critica prisão de Bolsonaro e defende anistia Próximo

Van Hattem critica prisão de Bolsonaro e defende anistia

Deni Zolin